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Rebranding Itaipava

Criada em 1994, a Itaipava é uma marca de cerveja brasileira produzida pelo Grupo Petrópolis. Seu produto principal é uma cerveja pilsen, um tipo de cerveja lager, e é a quarta marca mais popular no país, logo atrás das 3 maiores da AmBev (Skol, Brahma e Antarctica).

Esse mês a Itaipava lançou uma nova marca e identidade visual, que culminou com uma nova embalagem para seu principal produto. O projeto gráfico foi criado pelo escritório da FutureBrand de São Paulo, e as fotografias dos produtos apresentadas abaixo são de autoria da Pict Estúdio.

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A coroa

A nova identidade da Itaipava posiciona a marca à frente do visual tradicional da sua categoria e, assim, passa a gerar muito mais impacto e interesse em seus pontos de contato. Para marcar essa mudança nasceu a “coroa”, um novo símbolo gráfico que sintetiza todas as qualidades da Itaipava, e que, também, passa a ser um marco na trajetória da marca ao longo de seus 22 anos no mercado.

A implementação da coroa se tornou um elemento chave em todas as embalagens. É uma descrição agradável, simples, e que, de forma elegante, mescla duas espessuras de linhas intercaladas gerando uma interessante continuidade visual.

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O kerning

Em geral, o logo antigo era bom, porém com alguns problemas de espaçamento entreletras (kerning), como o espaço mal resolvido no par “AV”.  O novo logotipo mantém o uso de tipografia serifada, porém com uma estrutura mais condensada e inclinada, proporcionando mais energia e movimento para a marca.

O ajuste do kerning na palavra “ITAIPAVA” é bem complicados de ser feito, principalmente em uma aplicação com inclinação e ângulo. A solução da nova marca resolveu muito bem essa questão.

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As embalagens

O design das novas embalagens (latas e garrafas) exploram criativamente os ângulos do logotipo. Também distribui melhor as cores dourada e branca em proporções diferentes, fazendo com que o espaço em branco na parte inferior transmita um “ar” luxuoso e premium ao produto.

Entre as diversas imagens que ilustram a aplicação da marca, repare na solução do abridor de garrafa. Simplesmente genial e muito criativo. No geral o novo logo e suas aplicações foram, sem dúvida, uma evolução da marca e seu posicionamento frente aos concorrentes. E aí, o que achou?

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